quarta-feira, 25 de abril de 2012

NOTÍCIAS DO DIA 27 de Abril


CÂMARA DE CAXIAS NA BERLINDA



          Depois das denúncias de corrupção no legislativo e das suspeitas de superfaturamento no aluguel dos carros , os vereadores terão que explicar  o motivo das despesas exorbitantes com a limpeza do prédio.
            De acordo com dados do Tribunal de Contas do Estado a Câmara paga 633 mil reais por mês a Locanty  para "manter a limpeza em dia" e 7 milhões e meio para "fazer seu trabalho" com os carros oficiais.
            Segundo informações, todos os edis foram notificados e tem prazo de 30 dias para se manifestar. Estava marcada para quarta-feira uma reunião com todos os vereadores, mas foi adiada para ontem. Na oportunidade o presidente convocou uma coletiva , mas leu uma nota à imprensa, o que causou indignação dos jornalistas.



AEROMÒVEL PROMETE REVOLUCIONAR TRANSPORTE COLETIVO










   


 
  

     Através do Programa de Aceleração do Crescimento na questão da mobilidade urbana, a presidente Dilma Rousseff vai liberar 252 milhões para Nova Iguaçu "entrar na linha" e implementar o projeto que no mínimo é ousado.
        Se de fato o caos urbano do município vai melhorar, só o tempo e a boa vontade dos governos é que pode responder ao questionamento de dificílima resolução.
         Apenas as cidades com população acima de 700 mil habitantes foram contempladas nessa fase inicial do projeto, o que perfaz o número de 24 cidades no país. inicialmente o aeromóvel de Nova Iguaçu terá 4,5 km de extensão e circulará no centro comercial a 7m de altur











     Entendendo melhor o aeromóvel

    Com tecnologia totalmente brasileira, o aeromóvel é um meio de locomoção urbana automatizada em via elevada que utiliza um sistema de propulsão a ar, mas que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos tradicionais.
       O veículo pode atender até 272 passageiros por vagão e é ecologicamente correto.
      


Ônibus da ALERJ em São João de Meriti até HOJE

     A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa disponibiliza um "atendimento móvel" à população, que nesta semana(até sexta-feira) está no município de São João na rua da Matriz ao lado da Igreja.
          O atendimento começa às 9h e vai até as 17h. Os casos com um grau maior de complexidade são enviados on line para a sede da Comissão no centro (Rua da Alfândega).
         



SERÁ QUE O LIXÃO DE GRAMACHO VAI FECHAR MESMO?



      O clima esta semana no município de Caxias está "meio tenso", e como é de costume, o fato mais polêmico ganha espaço dos outros, cujo holofote está menos em evidência.
         Ontem o IPEA (Instituto de Pesquisas Aplicadas) divulgou o comunicado nº 145 apresentando um estudo sobre os resíduos sólidos e reacendeu a polêmica gerada em torno do lixão. O Ministério Público deu prazo final do fechamento de Gramacho para esta semana, resta saber se será cumprido ou se estenderá até a primeira semana de junho.
            A licença de operação de Gramacho expira dia 5/6. Hoje, de 5 a 6 mil toneladas de lixo recolhidas na capital fluminense já são levadas para o CTR de Serópédica, sendo apenas 2 mil toneladas despejadas em Caxias.


Política Nacional de Resíduos Sólidos

    Depois de 20 anos de tramitação legislativa, o Brasil aprovou em agosto de 2010 a lei 12.305/10, que instituiu a PNRS que serve como instrumento para orientar as ações estratégicas na área ambiental. Entre as metas imediatas inclui-se a erradicação dos lixões até o final de 2014.
     Para alcançar o que determina a lei, os consórcios públicos para gestão de resíduos sólidos podem ser uma forma de equacionar o problema dos municópios que ainda tem lixões. 
            

Nenhum comentário: