Notícias




Nova Iguaçu


Pré-Técnico em Nova Iguaçu está com
 inscrições abertas para estudante
     A Prefeitura de Nova Iguaçu está oferecendo uma excelente oportunidade para os alunos que desejam prestar concursos para instituições técnicas estaduais e federais de nível médio. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed,) está recebendo inscrições para o curso Pré-Técnico, nas Escolas Municipais Monteiro Lobato (Centro) e Professor Márcio Caulino Soares (Austin). Embora seja aberto à comunidade, a prioridade é para os alunos do 9º ano da rede. As aulas são gratuitas.Na Escola Municipal Monteiro Lobato, as aulas iniciaram no dia 24. Já na Escola Municipal Professor Márcio Caulino Soares, o Pré-Técnico começou dia 31. A expectativa é que cada uma das unidades escolares receba entre 80 e 90 estudantes.

Prefeitura pede mudança na avaliação do
censo demográfico de 2011 

     A Comissão Municipal de Geografia e Estatística divulgou documentos contraditórios aos resultados do censo realizado pelo IBGE em 2010 em Nova Iguaçu. A apresentação foi promovida durante audiência pública na Câmara dos Vereadores e contou com a presença de representantes do Instituto e do secretário Municipal de Economia e Finanças (Semef), Francisco Barone. “Ninguém tem dúvida sobre a competência do IBGE e do trabalho que presta ao país. Mas precisamos falar a mesma linguagem”, enfatizou.
     Segundo o último recenseamento do IBGE, realizado em 2010, Nova Iguaçu temi 767.505 habitantes. Cerca de 30% a menos do que o número registrado em 2000, que foi 920.599. O decréscimo foi questionado pela Prefeitura, que formou uma comissão, composta de servidores de diversas Secretarias, para analisar os números apontados.
     A delegação apresentou um histórico do recurso com requisições e pesquisas produzidas desde que a junta foi formada em novembro de 2010. Os resultados obtidos foram fundamentados através de quesitos como número de relógios de energia e cadastros imobiliários. Outros dados também foram levados em consideração, como a quantidade de eleitores somada aos alunos da rede de ensino.
     Uma das preocupações da Prefeitura refere-se à possibilidade de perda de receitas para o município. Diversos repasses do governo federal estão diretamente vinculados ao número de habitantes e a abstenção por parte do executivo poderia causar prejuízos aos serviços prestados à população, como explicou a relatora da Comissão, Cenir Coelho. “Nosso objetivo é solicitar a recontagem da população iguaçuana. A queda do número de habitantes causa um grande impacto nos repasses que complementam a receita, prejudicando investimentos em áreas fundamentais como a saúde e a educação”, disse Cenir.
     Apesar da argumentação apresentada pela Comissão, a possibilidade de refazer a contagem é praticamente nula de acordo com o IBGE. Uma possível solução, sugerida pelo secretário Francisco Barone, será reunir o cadastro imobiliário municipal com o sistema do Instituto para uma comparação e justificar uma retratação do Instituto. “O sistema do IBGE é capaz de ler o cadastro imobiliário do município e compará-lo com os dados do Instituto”, concluiu.
     A sessão foi presidida pela vereadora Marli de Freitas. Também estiveram presentes o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Romualdo Pereira, o coordenador de População e Indicadores Sociais, Luiz Antônio de Oliveira e o chefe da Agência IBGE de Nova Iguaçu, Geraldo Gomes.


São João de Meriti

     Prosa 2012 Vem Aí
     Voltado para a capacitação de professores da rede pública de São João de Meriti, o Programa Municipal de Formação Continuada, Prosa , da Secretaria de Educação e Cultura, está prestes a ser iniciado.
      A aula inaugural de 2012 será realizada na primeira semana de maio, na Câmara Municipal e as inscrições começam ainda em abril. Este ano, o Prosa vai oferecer cinco cursos com carga horária de 120 horas, com aulas quinzenais, na Universidade Estácio de Sá, câmpus Vilar dos Teles. As oficinas intituladas “Prosa Ação e Reflexão” percorrerão todas as unidades escolares para atualizar os professores, possibilitando a todos os profissionais a oportunidade de participar do programa, sem prejuízo às aulas regulares.
      Uma equipe de professoras comandada pela coordenadora de Formação Continuada, Mirela Degani , pesquisou e planejou os cursos que ficaram assim definidos: Espelho Meu – Identidade e diversidade na Educação Infantil (Kátia Vicente da Silva e Jaildes de Amorim Lima); Diálogos interdisciplinares na Alfabetização (Gisele Silva e Regina Lucia Ribeiro); Transversalizando o Ensino Religioso (Rosali Aguiar e Stella Costa); Inclusão e diversidade – Demandas e práticas de uma educação inclusiva (Rosa Maria Abdalla Dias e Patrícia Calazans); Leitura, escrita e matemática: Interação das linguagens na formação do leitor reflexivo (Cristiane Alves, Patrícia Paula e Vanessa Rodrigues).

Fim dos aterros de resíduos de construção na Baixada    

     Seis municípios da Baixada Fluminense e a Secretaria de Estado do Ambiente concluíram nesta ultima quarta-feira, 4 de abril, mais uma etapa para elaboração do protocolo de intenções para criação do consórcio intermunicipal que acaba com os aterros de resíduos de construção na região.
     Da reunião realizada na Prefeitura de Duque de Caxias participaram técnicos e representes jurídicos dos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis que discutiram o projeto desenvolvido pela empresa I&T – Gestão de Resíduos.O projeto que acaba com os aterros com resíduos de obras e vai reaproveitar esse material, gerando emprego e renda para as cidades participantes, será assinado em breve pelos prefeitos das cidades envolvidas e encaminhados às Câmara Municipais para criação de lei. De Duque de Caxias participaram da reunião o procurador Plínio Samartins Júnior, a responsável pela Superintendência de Projetos Especiais – Supre Vânia Peixoto e Eraldo Brandão, da Secretaria de Meio Ambiente.Pelo plano serão criados ecopontos para entrega voluntária de resíduos de construção civil e áreas de triagem e transbordo (ATTs). Eles poderão ficar em áreas limites entre municípios do consórcio e ser usados por ambos de forma integrada. As instalações de reciclagem poderão produzir blocos, pisos e meio-fio a baixo custo.
     Em recente encontro do grupo, o secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, disse que é necessária a criação de políticas públicas para conscientização da população sobre o descarte de resíduos. “Hoje, 68% do lixo recolhido na cidade é entulho, 22% são de coleta domiciliar e o restante, lixo industrial. A geração de resíduos de construção civil é um dos grandes problemas da Baixada Fluminense e esse material pode ser processado e aproveitado pelas Prefeituras em suas obras ou vendido para indústrias”, destacou Maia.


Duque de Caxias


Festival de Dança no Teatro Raul Cortez Promete surprezas

     O II Festival Nacional de dança do município de Caxias acontecerá de 25 a 29 de Abril com início às 19h. Sob a direção de Carlos Mutila, coordenação e produção de Adriana Miranda e Yran Ribeiro. Acontecerão workshops de ballet clássico e jazz.
     Companhias profissionais foram convidadas para abrilhantarem cada noite de competição.Dentre elas, a Cia de Ballet do Rio de Janeiro, Grupo Expressão e COMRUA Cia de dança.
     Os vencedores de cada modalidade serão premiados com trófeus e dinheiro.





 

















Nenhum comentário: