segunda-feira, 30 de abril de 2012

DIA 30 DE ABRIL- DIA DA BAIXADA FLUMINENSE












Antiga Fábrica Têxtil em Paracambi
     Com 4 milhões de habitantes distribuídos em treze municípios, a região é potencialmente rica e uma das mais importantes não só do Estado, mas do país . É o terceiro maior mercado consumidor do país, respondendo por 15% do PIB e é o segundo colégio eleitoral do Rio.
         Foi exatamente pensando em comemorar os valores paradoxais da região e discutir os problemas da sociedade que criou-se o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.
         De acordo com a lei Estadual nº 3822 de 2/5/2002 ficou instituído o dia da Baixada " que será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região".


POR QUE 30 DE ABRIL?
Primeira Estrada de ferro em Magé


     A idéia de instituir o dia da Baixada surgiu de um encontro da Comunidade Cultural da região, realizado na faculdade de Educação da Baixada da UERJ, FEBF/UERJ.
       A data refere-se à inauguração da primeira Estrada de ferro construída no Brasil em1854, que ligava o porto de Mauá( em Magé) á região de Fragoso( serra de Petrópolis).
        A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a estrada de ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana. O que deu novo perfil e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.


AVBF TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA PROPAGAÇÃO DOS VALORES DA BAIXADA
Ver. Ferreirinha 1º presidente da AVBF  lutou
 para unificar os vereadores nesse projeto


     Em 2005 a Associação de Vereadores da Baixada Fluminense foi criada com o intuito de somar os esforços dos vereadores dos 13 municípios em prol da solução dos problemas comuns da região. 
  O vereador Carlos Ferreira (PT Nova Iguaçu), o Ferreirinha foi o presidente fundador do movimento que articulou várias reuniões e conquistou benefícios na ocasião, como o Arco rodoviário e várias audiências públicas que cobravam soluções às autoridades competentes.
    Na época a AVBF encaminhou ofícios às 13 Câmaras que compõem a Associação sugerindo apresentação de projetos, a fim de que essa ação conjunta possa se reverter numa merecida grande festa todo 30 de Abril.
    

COMEMORANDO O DIA DA BAIXADA

      A Comunidade Cultural da Baixada Fluminense promove um concurso onde várias personalidades da região são homenageadas em suas áreas específicas de atuação; seja na educação, saúde, cultura, ciência e artes em geral.
       No ano de 2007 a jornalista Angela Portugal foi premiada na Câmara de Vereadores de Belford Roxo , como profissional de destaque na àrea de comunicação, por sua imparcialidade como profissional e em reconhecimento aos serviços prestados à região.
        Seu envolvimento em questões sociais , seu currículo e seu olhar crítico na política Baixadense lhe renderam o reconhecimento de seu trabalho. 



 E ELEIÇÕES 2012 : PT SELA APOIO A RELEIÇÃO DA PREFEITA SHEILA GAMA EM NOVA IGUAÇU

     O Encontro Municipal de Tática e Estratégia Eleitoral do PT que aconteceu ontem no Colégio Leopoldo definiu os rumos da eleição deste ano. O PT vai apoiar a reeleição da prefeita do PDT, tendo como vice, o ex presidente estadual do PT Alberto Cantalice.





Nenhum comentário: