sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Jota Quest abre a série de shows pelo aniversário de Nilópolis
    
     É nesta sexta-feira 17/8 , às 19h, o show do Jota Quest que irá abrir os festejos do aniversário de 65 anos de Nilópolis. O evento, com entrada gratuita, será no Centro Municipal de Eventos (Rua José Martins, s/n°, Frigorífico) e deve receber público de todas as idades.
     A banda mineira é destaque no cenário da música nacional. No set list estão incluídos os hits da carreira do grupo, além das faixas inéditas “É Preciso (A Próxima Parada)”, “Coração (Corazón)” e ‘Luta de Viver”. No sabado tem Sorriso Maroto, Domingo a banda Rosa de Sarom, Segunda PG e Fernanda Brum e para encerrar as comemorações Zeze di Camargo e Luciano.

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem

     Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
     O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
     De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
     Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança.

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