sexta-feira, 22 de junho de 2012

MUNICÍPIOS DA BAIXADA SERÃO BENEFICIADOS PELO PROGRAMA LIMPA RIO

    O Governo do Estado está reforçando as ações do programa Limpa Rio Baixada em Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.
     A limpeza de 72 corpos hídricos, capacitação de agentes e incentivo à reciclagem estão entre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Até março de 2013, 107 ecopontos serão instalados nos seis municípios da Baixada Fluminense, beneficiando cerca de três milhões de moradores.
      A prioridade é a manutenção das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que promoveu a desocupação e a limpeza das margens e o desassoreamento dos leitos dos rios e canais, retirando o lixo e as ocupações irregulares.
     O Limpa Rio tem a vantagem de agregar ações de educação ambiental para que as medidas de recuperação sejam duradouras.          
   Estão previstos no programa ainda a limpeza e o
desassoreamento de mais de 12 quilômetros de rios e canais, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo de leitos e margens - disse Marilene Ramos.
Com o projeto, os entulhos não serão mais despejados em córregos, margens de rios, nascentes ou em outros locais impróprios.
fonte:JB

RIO+20 ACABA HOJE


       A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada hoje (22/6), com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado O Futuro Que Queremos.
    O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto.
     O tom de crítica deve predominar nesta sexta-feira, pois as organizações não governamentais (ONGs) que promoveram vários protestos durante a conferência prometem uma manifestação para hoje. Nela, será apresentado um balanço das discussões e recomendações apresentadas no texto final a ser aprovado pelos chefes de Estado e Governo.
     O documento tem 49 páginas, menos uma em relação à versão anterior, sendo que inicialmente o texto chegou a ter 200 páginas. O documento está dividido em seis capítulos e 283 itens. Os capítulos mais relevantes são os que tratam de financiamentos e meios de implementação (relacionados às metas e compromissos que devem ser cumpridos).

Nenhum comentário: